PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE - PARFOR

Seja Bem Vindo ao PARFOR Coordenação Pará


  Apresentação

Dados do Educacenso 2007 revelaram que apenas 10% das funções docentes exercidas na Educação Básica no Pará são desempenhadas por professores com formação inicial adequada. Os demais carecem de formação inicial por não serem graduados ou por serem graduados em área diferente de sua atuação.

Em resposta a esse quadro, que tem similaridades com a situação nacional, o Ministério da Educação - MEC, em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, apoiado pelo Decreto 6.755/2009, implementou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.

Atendendo a esse Programa o Estado do Pará elaborou em 2008 seu plano estratégico denominado Plano de Formação Docente do Estado do Pará. Participaram desse processo a UNDIME-PA e o PROTOCOLO SEDUC-IES constituído por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Pará e pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC. O Protocolo foi criado em 2006 com o objetivo de formular proposições e desenvolver ações de modo a promover a melhoria da qualidade da Educação Básica das redes públicas de ensino do Estado.

O Plano tem o objetivo de capacitar 40 mil professores no Pará cuja formação não atende as exigências da Lei n. 9.394/96. Além disso, o plano prevê a formação continuada de professores da educação básica, incluindo pós-graduação (lato e stricto sensu).

Já foram realizados sete processos seletivos desde o segundo semestre de 2009, com aproximadamente 22 mil professores-alunos habilitados para cursar as 27 Licenciaturas ofertadas pelas IPES parceiras do processo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA; Universidade do Estado do Pará - UEPA; Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA; Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação do Plano de Formação Docente do Pará-PARFOR/PARÁ, divulga que está aberta inscrição, no período de 06 a 27/11/2012, para o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para professores e gestores que atuam na educação infantil da rede pública de ensino, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.


Para mais informações clique aqui ou acesse o site www.ufpa.br/ce




FORPROF-PA Avalia o PARFOR e pactua calendário.
Para mais informações Clique aqui.



Acordo sobre o Calendário Acadêmico 2013 PARFOR-PA
Para mais informações Clique aqui.



NOTA TÉCNICA No 01/2012/FORPROF-PA - Calendário Acadêmico do PARFOR-PA
Para mais informações Clique aqui.



Confira aqui o Calendário do Processo Seletivo do PARFOR 2013
Para mais informações Clique aqui.